Em Forma Depois dos 40 - Yoga para Tonificar as Pernas!
Nem só de meditação, incenso, rituais espirituais e roupa larga vivem os amantes da Yoga.
Uma das variantes da Yoga, o método Iyengar, desenvolvido por B.K.S.Iyengar, um dos grandes mestres da Yoga, tem como objectivo o alinhamento do corpo e para conquistá-lo os praticantes têm de desenvolver a consciência das diferentes partes do corpo.
O Iyengar é portanto, uma prática da Yoga lenta, em que o aluna fica mais tempo em cada uma das posições (5 a 10 respirações), procurando não só a consciência corporal, como também o alinhamento, tonicidade e alongamento muscular.
Resultado?
Uma prática da Yoga que esculpe e tonifica as formas, fortalece as pernas, coxas e glúteos e aumenta consideravelmente a energia.
Mas uma dos pontos forte do Iyengar é o alinhamento do corpo, pois com a postura correcta, o corpo alinha-se, "cresce"e fica mais harmonioso e elegante, reduzindo as dores nas articulações, na zona lombar, dorsal e cervical.
Muitas pessoas acham que para ter pernas esculpidas necessita de fazer musculação.
Mas existem algumas posturas da Yoga Iyengar que trabalham intensamente os músculos dos membros inferiores (pernas, gluteos, coxas, pantorrilhas, hamstrings) de uma forma intensa.
Existem, entretanto, algumas recomendações para que os benefícios se façam sentir (Bárbara Correia):
1 - Distribua o peso do corpo igualmente sobre os dois pés.
2 - Sintas as articulações dos dedos dos pés e dos calcanhares bem firmes no chão.
3 - Active os músculos das coxas, ou seja, sinta que esses músculos estão a ser recrutados.
4 - A postura é uma construção constante - A cada dia vai melhorando mais e mais...até se focar totalmente nesse postura e esquecer todo o resto.
5 - A respiração é a contagem do tempo dos exercícios. è a respiração que marca a permanecia na postura, ficando de 5 a 10 respirações tranquilas em cada uma das posturas.
Apresento de seguida algumas posturas a serem feitas 3 vezes por semana em dias alternados.
http://www.hotyogavinhedo.com/
A Yoga Iyengar constituí, assim, uma forma de praticar uma actividade física segura para quem já passou dos 40 anos.
Sentirá de imediato uma sensação de bem estar, de energia, com uma postura correcta, cheia de vitalidade e muito flexível.
Espero que tenham gostado deste artigo.
Um abraço
Luísa de Sousa