Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mais Boa Forma

Tudo sobre fitness, exercício físico, saúde, emagrecimento, boa forma e estilo de vida.

Mais Boa Forma

Tudo sobre fitness, exercício físico, saúde, emagrecimento, boa forma e estilo de vida.

17 de Dezembro, 2018

8 Dicas para manter a linha em dias de festa

Luísa de Sousa

IMG_20180929_211732.jpg

 

Sei que é muito difícil resistir a tantas guloseimas, comida saborosa e iguarias de natal irresistíveis.

 

Também queremos aceitar todos os jantares de natal. 

 

O natal é a altura ideal para confraternizar, estar com os colegas de trabalho, com a família, com os amigos.

 

Eu pessoalmente adoro o natal e toda a magia que o envolve.

 

E as comidas?

 

Doces?

 

Adoroooooo ....

IMG_20181208_222349.jpg

 

Mas como manter a linha nesta época?

 

Estas são as 8 dicas que funcionam comigo, e creio que ajudarão muitas pessoas que queiram aproveitar ao máximo o natal, e ainda assim, manter a forma e a saúde.

 

1 - Comer uma peça de fruta, uma sopa, um fruto seco antes da festa/jantar. Quando estamos muitas horas sem comer, torna-se complicado controlar as doses e acabamos por comer mais, e fazer opções mais caloricas.

 

2 - Conviver o mais longe possível da mesa dos aperitivos, afinal o mais importante numa ocasião festiva é reunir a família, os amigos e os colegas. Muitas vezes, só os aperitivos e as entradas equivalem ao valor calórico de uma refeção inteira.

 

3 - Beber água, sumo natural ou 1 copo de vinho à refeição. Sabemos que as ocasiões festivas pedem muito mais, mas devemos resistir aos refrigerentes, cocktails e bebidas brancas, são muito calóricas.

 

4 - Dar a provar do nosso prato. É uma medida super eficaz, além de promover a amizade e solidariedade, dar um pouco, nem que seja uma colher, do nosso prato, reduz a quantidade final que vamos ingerir.

 

5 - Se houver buffet, avalie os alimentos disponíves e dê preferência às opções mais saudáveis e menos calóricas, enchendo o prato de saladas, proteínas e vegetais.

 

6 - Comer lentamente, ir conversando com os amigos ou familiares, mastigando devagar. O corpo demora 15 a 20 minutos a aperceber-se de que está saciado, por isso, quanto mais devagar comer, menos alimento vamos ingerir.

 

7 - Ai a sobremesa .... a nossa perdição (é a minha). Todos adoramos doces, e o natal é a época das melhores doçarias. E se dividir a sobremesa com alguém? Sim, a sobremesa irresistível de chocolate pode ser partilhada por 2 pessoas.

 

8 - No dia seguinte, em vez de passarmos o dia com algum sentimento de culpa por ter abusado um pouco, fazer uma caminhada, correr ou um treino HIIT, vai ajudar a eliminar as calorias extra.

 

IMG_20181208_210243.jpg

 

Abusar um pouco nas épocas festivas é normal, desde que estas situações sejam a excepção não a regra. Não é por comer um pouco mais que vamos estragar a linha nem ser menos saudáveis. 

 

Não é por termos abusado um pouco que vamos comprometer o esforço e os resultados do ano inteiro.

 

Não tarda muito, temos janeiro à porta, logo será hora para voltar aos treinos diários e a uma alimentação saudável e pouco calórica.

 

Espero que estas dicas vos sejam úteis.

 

Um abraço

Luísa de Sousa

Nota: as fotos das minhas festas de natal

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.