8 Dicas para manter a linha em dias de festa
Sei que é muito difícil resistir a tantas guloseimas, comida saborosa e iguarias de natal irresistíveis.
Também queremos aceitar todos os jantares de natal.
O natal é a altura ideal para confraternizar, estar com os colegas de trabalho, com a família, com os amigos.
Eu pessoalmente adoro o natal e toda a magia que o envolve.
E as comidas?
Doces?
Adoroooooo ....
Mas como manter a linha nesta época?
Estas são as 8 dicas que funcionam comigo, e creio que ajudarão muitas pessoas que queiram aproveitar ao máximo o natal, e ainda assim, manter a forma e a saúde.
1 - Comer uma peça de fruta, uma sopa, um fruto seco antes da festa/jantar. Quando estamos muitas horas sem comer, torna-se complicado controlar as doses e acabamos por comer mais, e fazer opções mais caloricas.
2 - Conviver o mais longe possível da mesa dos aperitivos, afinal o mais importante numa ocasião festiva é reunir a família, os amigos e os colegas. Muitas vezes, só os aperitivos e as entradas equivalem ao valor calórico de uma refeção inteira.
3 - Beber água, sumo natural ou 1 copo de vinho à refeição. Sabemos que as ocasiões festivas pedem muito mais, mas devemos resistir aos refrigerentes, cocktails e bebidas brancas, são muito calóricas.
4 - Dar a provar do nosso prato. É uma medida super eficaz, além de promover a amizade e solidariedade, dar um pouco, nem que seja uma colher, do nosso prato, reduz a quantidade final que vamos ingerir.
5 - Se houver buffet, avalie os alimentos disponíves e dê preferência às opções mais saudáveis e menos calóricas, enchendo o prato de saladas, proteínas e vegetais.
6 - Comer lentamente, ir conversando com os amigos ou familiares, mastigando devagar. O corpo demora 15 a 20 minutos a aperceber-se de que está saciado, por isso, quanto mais devagar comer, menos alimento vamos ingerir.
7 - Ai a sobremesa .... a nossa perdição (é a minha). Todos adoramos doces, e o natal é a época das melhores doçarias. E se dividir a sobremesa com alguém? Sim, a sobremesa irresistível de chocolate pode ser partilhada por 2 pessoas.
8 - No dia seguinte, em vez de passarmos o dia com algum sentimento de culpa por ter abusado um pouco, fazer uma caminhada, correr ou um treino HIIT, vai ajudar a eliminar as calorias extra.
Abusar um pouco nas épocas festivas é normal, desde que estas situações sejam a excepção não a regra. Não é por comer um pouco mais que vamos estragar a linha nem ser menos saudáveis.
Não é por termos abusado um pouco que vamos comprometer o esforço e os resultados do ano inteiro.
Não tarda muito, temos janeiro à porta, logo será hora para voltar aos treinos diários e a uma alimentação saudável e pouco calórica.
Espero que estas dicas vos sejam úteis.
Um abraço
Luísa de Sousa
Nota: as fotos das minhas festas de natal