A maioria das pessoas acredita que para emagrecer e permanecer magra para sempre é necessário estar permanentemente de dieta, fazer exercício físico até à exaustão, “fechar a boca” a qualquer guloseima, e viver longe dos bons prazeres da mesa.
Existem aquelas que tudo fazem, estão constantemente de dieta, até um copo de água parece engordar, vivem angustiadas com a subida do ponteiro da balança, não cometem qualquer deslize e continuam a engordar e a emagrecer, efeito iôiô.
A ainda existem aquelas que comem de tudo, não fazem exercício eestão sempre magrinhas, que até dá raiva aos outros mortais.
Então qual a diferença?
O que faz com que uns tenham que sofrer e outros desfilam pelavida alegremente e sem restrições?
O responsável pela diferença é o nosso “metabolismo, um conjunto de mecanismos químicos que produzem a energia necessária para manter as nossas funções vitais”.
Ah….o famoso metabolismo, o culpado pelos quilos a mais e efeito sanfona, que insiste em ser lento.
Então como é que ele pode ser responsável?
A taxa metabólica, que determina a quantidade de calorias que o organismo é capaz de queimar, varia de pessoa para pessoa.
Está associada a características genéticas, tipo físico, idade, doenças associadas ao metabolismo (disfunções da tiróide e diabetes) eestilos de vida.
Tirando a parte das doenças associadas ao metabolismo como disfunções da tiróide e diabetes que têm de ser tratadas através de um acompanhamento médico, existem algumas atitudes ou comportamentos que pode adoptar para dar uma ajudinha ao seu metabolismo e acelerá-lo, a um ritmo mais rápido que o habitual, sem exageros à mesa nem fazer exercício físico até à exaustão.
São 7 dicas, que não custam nada adoptar no dia-a-dia e que farão a diferença, acelerando o metabolismo e, por conseguinte, queimar mais calorias e emagrecer.
Vamos então às 7 dicas para dar um “empurrão” ao seu metabolismo (dicas inspiradas no artigo “acelere o seu Metabolismo” de Taís Cavalheiro:
1 – Faça 5 refeições ao dia – Comer, por si só, ajuda a emagrecer. Parece contraditório, mas o consumo de energia continua durante a digestão e aumenta quando faz pequenos lanches antes das refeições principais. Para estimular o metabolismo, bastam pequenas quantidades de alimento, absorvendo-o e processando-o com mais eficiência. Mas mesmo pequenas….não sair por aí comendo tudo quanto aparece só porque tem de fazer 5 refeições. Ao “comer mais a miúdo” não vai ter tanta necessidade de comer mais nas refeições principais. Opte por um iogurte natural sem açúcar, uma peça de fruta, ou uma pequena dose de frutos secos.
2 – Opte por uma dieta rica em fibras – Consumir mais frutas, cereais integrais, pão integral, lentilhas, verduras e legumes, acelera o metabolismo em mais 25%. Ao dar prioridade a este tipo de alimentos, o organismo gasta boa parte das calorias no processo digestivo, ao contrário dos alimentos refinados (arroz, pão branco, açucares, doçarias). Além disso, as fibras contidas nos alimentos recomendados, regularizam o funcionamento do intestino,
3 – Mais carboidratos – Massas, carne, sim, sim, sim, ainda há quem se culpe por comer um fio de esparguete, mas os carboidratos contêm a enzima piruvato carboxilase, responsável pela queima de gordura, e é indispensável para suprir o organismo da energia que é gasta durante o exercício físico. Claro que deve dar preferência aos integrais, ricos em fibras. No que respeita à carne, dê preferência à carne magra, como o frango, peixe, peru ( não fritos), porque a carne magra contém aminoácidos que transportam a gordura para dentro da célula para que seja queimada.
4 – Faça exercícios aeróbicos 3 vezes por semana – A prática da actividade física é a responsável pelo gasto energético (não me farto de o dizer). Andar, correr, dançar, andar de bicicleta, são exercícios aeróbicos indispensáveis para quem quer acelerar o metabolismo e emagrecer. Digo mesmo obrigatórios. E melhor, o efeito do exercício sobre o metabolismo é duradouro, não se restringe ao período em que está sendo feito. Existem muitos treinos que pode adaptar à sua rotina diária e que farão a diferença, não só no seu metabolismo, mas também na sua qualidade de vida.
5 – Músculos que ajudam a queimar calorias – Quanto mais massa muscular tiver, maior a chance de perder peso, porque os músculos consomem grande parte da energia armazenada. Entra aqui novamente o exercício físico, mas o treino de musculação e tonificação. Este tipo de treino feito em conjunto com o treino aeróbico do ponto 4, fazem maravilhas pela sua forma e saúde. Um exercício complementa o outro a manter o organismo sempre acelerado. Existem treinos que pode adoptar 3 vezes por semana consoante a sua disponibilidade, trabalhando diferentes grupos musculares de forma a manter sempre um aumento da massa muscular magra e assim, queimando muitas calorias.
6 – Beba muito chá verde e água – A água, todos sabemos que devemos beber, no mínimo 2 litros por dia. A novidade fica por conta do chá verde, que deve ser consumido diariamente por ser diurético ajudando a diluir a gordura presente na corrente sanguínea. Beba 3 chávenas de chá verde por dia.
7 – Derrubando mitos – Tomar água quente de manhã não ajuda a emagrecer, como se diz por aí. Fazer exercício físico em jejum também não, pois só irá agravar a hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue). As características hereditárias não ditam a sua sorte achando que é inútil fazer alguns sacrifícios para emagrecer. A idade, especialmente após a menopausa com a falta de produção hormonal, o metabolismo desacelera consideravelmente, mas esta fase, não é, com certeza, motivo para baixar os braços e não seguir as dicas acima mencionadas.
Com uma dieta adequada, sem exageros e exercício físico, sem exaustão, e as 7 dicas aqui recomendadas, é possível, sim, acelerar o metabolismo, queimar mais calorias diariamente, emagrecer e manter aquele corpo de sonho e saudável. Actualmente sabemos que os quilos extra têm mais a ver com estilos de vida errados e sedentarismo do que propriamente com a idade.
Coloque hoje mesmo em prática estas 7 dicas e verá resultados num curto espaço de tempo.
Um abraço
Luísa de Sousa